Top
male-01
Ilhas Maldivas  – hotel
Ilhas Maldivas  – resorts

Atol de Faafu

BEM VINDO AO NOSSO GUIA!

O Atol de Faafu é um dos lugares menos populosos nas Maldivas e é, portanto, entre os mais convidativos para aqueles que amam um pouco de silêncio. Imagine a alegria de seus olhos quando descobrir a sua beleza, ao voar sobre elas de hidroavião, o meio mais confortável de chegar até lá.

Há seis ilhas que compõem o atol, mas apenas uma delas abriga um resort construído no estilo tropical característico, com telhados de folhas de palmeira e amplos espaços que transmitem a ideia de um grande horizonte. Síntese perfeita de conforto e natureza para capturar a verdadeira essência dessas férias!

Hotéis e Resorts

Confira os hotéis e resorts que fazem parte do Atol de Faafu:

O que fazer

A ilha oferece vegetação exuberante e é cercada por uma extensa laguna. O recife é facilmente acessível a partir da praia. Um mundo para viver em liberdade, andando descalço em uma areia branca, finíssima. Um lugar paradisíaco, um refúgio para a alma.

Nilandhoo é o nome da ilha principal do atol, uma aldeia de pescadores que vivem com simplicidade, seguindo um ritmo antigo. A ilha é onde fica Aasaari Miskiiy, a mesquita construída na época do sultão Mohammed Ibn Abdullah (século XII), muito provavelmente usando pedras de construção pré-islâmicas.

É incrível parar para imaginar o passado rico em história desses lugares, em que à primeira vista parece que os acontecimentos dos homens nunca deixam marcas, pois sua beleza natural é tão extraordinária que ofusca todo o resto.

Quando ir

Em relação ao clima, a melhor época para visitar as Maldivas é entre os meses de novembro a abril.

O tempo tende a ficar chuvoso e com ventos mais fortes entre maio e outubro. As chuvas desse período costumam ser intensas, mas passageiras.

A estação chuvosa não chega a atrapalhar inteiramente o turismo, mas pode afetar a visibilidade do mar e deixar as fotos mais escuras.

Onde ficar

A ilha oferece vegetação exuberante e é cercada por uma extensa laguna. O recife é facilmente acessível a partir da praia. Um mundo para viver em liberdade, andando descalço em uma areia branca, finíssima.

A estrutura dos resorts cinco estrelas segue um padrão, com bangalôs sobre o mar, embora existam outras opções de acomodação em villasstudios e quartos deluxe mais baratos — nem sempre com vista para o mar.

Compras

O Atol de Faafu não é exatamente conhecido por ser um destino de compras. O que não significa que você deva voltar de sacolas vazias para casa, pelo contrário!

Na hora de levar sua lembrancinha, os ímãs e artesanatos, são facilmente encontrados a preços razoáveis pela região. Miniaturas dos barcos maldívios, conhecidos como “dhonis”, são bem populares entre os turistas.

Dicas

Costumes

  • As Maldivas são um país de maioria muçulmana.
  • Convém respeitar as regras de convivência caso visite as ilhas públicas, habitadas pela população local.

Acessibilidade

  • O Wi-Fi dos hotéis nem sempre é boa, então garanta um chip local logo na chegada ao aeroporto.
  • Os pacotes 4G possuem boa cobertura e custam a partir de 15 dólares.

Ilhas privadas

  • As ilhas privadas dos hotéis e resorts são uma bolha.
  • É possível ter acesso a menus internacionais, com bebidas alcoólicas e até bacon no cardápio.
  • Tudo possui um custo diferenciado, pois são produtos importados.

Onde comer

A culinária das Maldivas tem influência indiana e árabe, o arroz e o curry estão sempre presentes.

Os pratos costumam incluir ingredientes simples e saborosos, encontrados em ambientes praianos, tais como frutos do mar e coco.

O menu dos restaurantes dos hotéis geralmente é internacional, com ingredientes comuns ao paladar brasileiro.

Pontos turísticos

Há tanta coisa pra se fazer no Atol de Faafu e aos arredores que você pode ficar por lá tranquilamente durante uma semana ou mais. É possível visitar ilhas próximas, mergulhar em diversos pontos, passar o dia curtindo as atrações do resort ou mesmo ir para um banco de areia curtir o mar!

Vida noturna

Dependendo do seu resort , há a chance de encontrar programações de entretenimento com música ao vivo, shows culturais e até baladinhas acontecendo durante sua estadia.

Mas, vale lembrar que por ser um país de maioria muçulmana e com interpretações religiosas rígidas, o consumo de álcool é proibido fora dos resorts. Ou seja, a menos que você esteja em um pacote all-inclusive abrangente, será necessário pagar por drinks.

Transportes

O transporte entre as ilhas exige algum planejamento. Para se locomover em um território de mais de 90.000 km² de puro oceano, será necessário contar com barcos (públicos ou privados) e hidroaviões.

Os barcos públicos (public ferries) são as opções mais baratas. Os barcos privados (speedboats) são bem mais rápidos, com transfers em horários regulares ou disponíveis 24h para aluguel privado. Em contrapartida, os preços tendem a ser mais elevados.

Já os hidroaviões (seaplanes) que pousam e decolam na água das Maldivas são um mundo à parte, símbolo do glamour do arquipélago — e, às vezes, a única maneira de chegar a algumas ilhas.

Redatora e especialista em conteúdos sobre viagens e turismo.