Top
male-01
Ilhas Maldivas  – hotel
Ilhas Maldivas  – resorts

Atol de Shaviyani

BEM VINDO AO NOSSO GUIA!

O Atol shaviyani faz parte dos atóis do norte, os menos frequentados e, portanto, lugares ideais para quem quer descobrir a dimensão mais antiga e tradicional das Maldivas, mas também um pouco mais selvagem.

Curiosidade: do ponto de vista administrativo, os atóis das Maldivas são indicados por uma letra do alfabeto; portanto, como Shaviyani é o terceiro atol a partir do norte, o seu código com que o atol é indicado é a letra C, ou seja, a terceira letra do alfabeto.

Hotéis e Resorts

Conheça os hotéis e resorts desse atol:

O que fazer

Este atol distante consiste em 16 ilhas, cada uma com praias uma mais bonita do que a outra, maravilhosas faixas de areia intocadas, essenciais para a reprodução de tartarugas que aqui podem botar seus ovos em uma areia pura, depois de ter nadado em um mar de conto de fadas.

Na ilha, você pode visitar as ruínas de uma antiga mesquita e uma série de lápides do século XIII. Dentro da mesquita principal na ilha de Kanditheemu está guardado o texto mais antigo da escrita thaana, típica das Maldivas. A parte oriental, com vista para o Oceano Índico, inclui o largo Canal Noomara.

Quando ir

Assim como outros países asiáticos, as Maldivas também sofrem com as chuvas de monções (Vento sazonal que sopra em regiões costeiras tropicais e subtropicais).

O clima tende a ficar mais chuvoso e com ventos fortes entre maio e outubro. As chuvas desse período tendem a ser intensas, mas passageiras. No entanto, as chuvas não chegam a atrapalhar muito o turismo, mas podem afetar a visibilidade do mar.

Por esse motivo, a época ideal para visitar as Maldivas é entre os meses de novembro a abril.

Onde ficar

Em geral, escolhe-se a ilha onde ficar nas Maldivas de acordo com o hotel. A cor do mar é a mesma em todas as ilhas e não costuma variar nos dias de sol.

A estrutura dos resorts cinco estrelas segue um padrão, com bangalôs sobre o mar, embora existam outras opções de acomodação em villasstudios e quartos deluxe mais baratos — nem sempre com vista para o mar.

Compras

O Atol de Shaviyani não é exatamente conhecido por ser um destino de compras. O que não significa que você deva voltar de sacolas vazias para casa, pelo contrário!

Na hora de levar sua lembrancinha, os ímãs e artesanatos, são facilmente encontrados a preços razoáveis pela região. Miniaturas dos barcos maldívios, conhecidos como “dhonis”, são bem populares entre os turistas.

Dicas

Costumes: As Maldivas são um país de maioria muçulmana. Convém respeitar as regras de convivência caso visite as ilhas públicas, habitadas pela população local.

Internet: A Wi-Fi dos hotéis nem sempre é boa, então garanta um chip local logo na chegada ao aeroporto. Os pacotes 4G possuem boa cobertura e custam a partir de 15 dólares.

Ilhas privadas: As ilhas privadas dos hotéis e resorts são uma bolha. É possível ter acesso a menus internacionais, com bebidas alcoólicas e até bacon no cardápio. Tudo a um custo diferenciado, pois são produtos importados.

Onde comer

Quem optar por comer nos restaurantes simples das ilhas públicas será muito bem servido, especialmente nos típicos buffets ilimitados. A maioria desses estabelecimentos cobram preços razoáveis para um verdadeiro banquete com iguarias locais e especiarias.

Muitos resorts incluem a alimentação nos pacotes, oferecendo café da manhã mais almoço ou jantar (meia pensão ou pensão completa). O menu dos restaurantes dos hotéis geralmente é internacional, com ingredientes comuns ao paladar brasileiro.

Pontos turísticos

Na ilha, você pode visitar as ruínas de uma antiga mesquita e uma série de lápides do século XIII. Dentro da mesquita principal na ilha de Kanditheemu está guardado o texto mais antigo da escrita thaana, típica das Maldivas. A parte oriental, com vista para o Oceano Índico, inclui o largo Canal Noomara.

Vida noturna

Por ser um país de maioria muçulmana e com interpretações religiosas rígidas, o consumo de álcool é proibido fora dos resorts. 

Dependendo do seu resort nas Maldivas, há a chance de encontrar programações de entretenimento com música ao vivo, shows culturais e até baladinhas acontecendo durante sua estadia. Mal dá para perceber que você está em um país onde o álcool é banido.

Transportes

As ilhas do arquipélago das Maldivas são pequenas, planas e de fácil orientação. Dá para fazer tudo a pé e ir caminhando de uma praia à outra!

Já o transporte entre as ilhas exige algum planejamento. Para se locomover em um território de mais de 90.000 km² de puro oceano, será necessário contar com barcos (públicos ou privados) e hidroaviões.

Redatora e especialista em conteúdos sobre viagens e turismo.