Melhores Ilhas das Maldivas
Saiba quais ilhas visitar nas Maldivas
As Maldivas consistem em 26 atóis, recifes de corais e bancos de areia. É bem provável que você conheça apenas algumas ilhas durante a viagem, mas vale a pena ver no mapa a geografia peculiar dos atóis das Maldivas:
Definir as melhores ilhas das Maldivas é quase impossível. Afinal, independente da sua escolha, a cor do mar é a mesma e a qualidade das praias não muda! Entretanto, algumas ilhas são privadas, com resorts luxuosos, mais recomendadas para casais em lua de mel e famílias. Já outras ilhas são públicas, reservadas à população local e de baixo custo, recebendo melhor mochileiros e turistas de aventura.
Na hora de elaborar seu roteiro pelas Maldivas, você pode se basear pelos atóis e a localização dos hotéis.
Atol de Malé
O Atol de Malé é considerado o principal atol das Maldivas. Possui uma área que compreende 107 ilhas, dentre elas a capital Malé e as ilhas vizinhas de Hulhule (onde fica o principal aeroporto internacional do país), Vilingili e Hulhumalé.
Mais ao Sul, ilhas públicas acessíveis a poucos minutos de speedboat como Maafushi, Gulhi e Thulusdhoo são famosas pela estrutura receptiva aos turistas, com custos mais baratos do que os das ilhas privadas. Já o atol ao Norte concentra alguns poucos resorts e outras ilhas desabitadas, funcionando como fazendas e áreas industriais.
Atol de Ari
Um dos maiores atóis das Maldivas, a 30 minutos de hidroavião da capital Malé ou algumas horas de barco. Há mais de 20 ilhas-resort nesse atol, dos quais se destacam o Halaveli, Maayyafushi, Twin Islands Resort e Dhoni Mighilli.
Atol de Addu
É o atol mais ao Sul das Maldivas, a 540 km da capital Malé. É onde localiza-se Addu City, a segunda maior cidade do país, que compreende as ilhas de Hulhudhoo, Meedhoo, Maradhoo, Feydhoo, Hithadhoo e Gan, com alguns dos resorts mais exclusivos das Maldivas.Para chegar até essa região, o mais recomendável é o transporte aéreo. O Aeroporto Internacional de Gan recebe voos de outras ilhas das Maldivas e também internacionais, vindos da África do Sul e serviços sazonais da Europa e Ásia.
Ilhas Privadas e Públicas
Nas ilhas privadas, sem dúvidas, o luxo é o maior diferencial. É o cenário ideal para tirar “fotos de revista” com bangalôs e o mar cristalino ao fundo, além de um serviço e culinária de altíssimo padrão. Tudo isso tem um custo, é claro. Desde o translado do aeroporto até os passeios e refeições, espere pagar preços proporcionais aos serviços exclusivos.
Já nas ilhas públicas o custo baixo é um dos principais atrativos: dá para se hospedar nas Maldivas pagando preço de Tailândia! No entanto, esqueça bangalôs e estruturas luxuosas. Elas não combinam com o jeitinho de vilarejo dessas ilhas. O glamour é limitado, mas você terá uma imersão na cultura local. Justamente por isso, alguns costumes devem ser respeitados. Por ser um país muçulmano, há restrições no vestuário, consumo de álcool e de carne de porco — limitações essas que não são vivenciadas dentro dos super-resorts.
Melhores Ilhas Maldivas
Ilha de Hulhumalé
Conectada a poucos minutos por uma ponte ao Aeroporto e à Malé (capital das Maldivas), a ilha de Hulhumalé funciona como uma espécie de “subúrbio”. Suas ruas são amplas e a aparência é bem mais cuidada do que a capital. Há barcos públicos, ônibus e táxis ligando os principais pontos. As praias ao redor estão longe de serem as mais belas do arquipélago, mas são transparentes o suficiente para garantir boas fotos. A variedade de acomodações é um destaque, com custos bem acessíveis.
Ilha de Maafushi
Maafushi é um pedacinho do paraíso nas Maldivas. Nada de bangalôs de luxo ou hotéis cinco estrelas exclusivos: Maafushi é para todos! Seu jeito simples e acessível faz dessa uma das principais ilhas públicas para se hospedar nas Maldivas. É possível curtir praias maravilhosas e ao mesmo tempo vivenciar a cultura local, convivendo com a população real, fora da bolha dos resorts.
Ilha de Thulusdhoo
A ilha de Thulusdhoo é uma das opções mais acessíveis das Maldivas. Acostumada a receber surfistas devido às suas ondas longas e bem formadas, as acomodações ao seu redor se especializaram em hospedagens voltadas para quem prefere curtir a natureza em vez de luxo.
Lembre-se: não há escolha perfeita na hora de decidir onde se hospedar nas Maldivas. Tanto as ilhas privadas quanto as ilhas públicas possuem prós e contras. Cabe a você avaliar bem qual atende às suas necessidades. E conte conosco na hora de fazer a sua escolha. Nossa equipe de consultores estará pronta para montar o melhor roteiro possível para você desfrutar as Maldivas!