Os esportes aquáticos nas Maldivas são um dos principais passeios de aventura oferecidos aos turistas.
Isso porque estamos falando de uma região repleta de água, afinal de contas, o arquipélago é um espaço com mais de 1.200 ilhas, localizado no Oceano Índico e com um mar cristalino, o que torna todos esportes aquáticos ainda mais atrativos.
E é justamente o mar cristalino que encanta e seduz diversos turistas. Apostamos que até mesmo você já ficou babando em alguma foto do mar das Maldivas. Acertamos?
Então, preparamos esse artigo para te contar quais são os principais esportes aquáticos nas Maldivas e como cada um deles funciona.
Vem com a gente!
Quais esportes aquáticos nas Maldivas você deve experimentar?
Os principais esportes aquáticos nas Maldivas são: surfe, mergulho, snorkel, jet blade, wakeboard, jet ski, kitesurf e seabob.
Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada um deles. Acompanhe!
– Surfe
O surfe é um dos principais esportes aquáticos nas Maldivas, afinal, as ilhas do local estão no Oceano Índico, que tem ondulações formadas por tempestades em alto mar que seguem em direção à costa das ilhas, formando ondas perfeitas para realizar o esporte.
E se você quer ir a essa viagem especialmente para surfar, saiba que a temporada de surfe por lá ocorre entre fevereiro e vai até outubro, tendo os atóis de Malé, os atóis Centrais e Externos como as três grandes zonas para praticá-lo.
No mais, destacamos aqui quais são as ondas mais famosas que você pode encontrar nas Maldivas:
Ninja’: uma direita bastante fácil;
Pasta Point: a esquerda mais longa que existe em todo o mundo;
Chickens: é um point break de longas esquerdas, com várias seções;
Cola’s: uma direita um pouco mais curta, power onde são encontrados alguns dos melhores tubos das Ilhas Maldivas;
Jailbreaks: uma ótima direita, com uma sessão atrás da outra;
Furana: é uma direita bastante longa;
Sultans: uma das melhores ondas das Maldivas, com uma direita de 300-400 metros;
Honky’s: esquerda de Sultans;
Ying Yang: uma direita perfeita e constante.
– Mergulho
O mergulho não pode ficar de fora da lista de esportes aquáticos nas Maldivas, afinal de contas, o mar azul-turquesa das ilhas guarda pelo menos três quartos dos peixes de recife de todo o mundo.
Isso significa que nele você pode encontrar gigantes arraias-manta, tubarões, tubarões-baleia, peixes Napoleão, paredes de corais, esponjas e uma variedade incontável de peixes tropicais.
Mas, para mergulhar nas Maldivas e submergir diversos metros de profundidade você deve ter alguns conhecimentos básicos do tanque de oxigênio que você usará e como se manter estável embaixo da água.
E para isso é preciso ter um diploma para praticar mergulho, obtido através de um curso rápido que ensina sobre a parte teórica e prática do mergulho.
Esse diploma é dado após um treinamento de uma organização internacional de treinamento de mergulho, a PADI (Professional Association of Diving Instructor). Neste outro artigo, te contamos tudo sobre eles.
– Snorkel
O snorkel é um tipo de esporte aquático nas Maldivas que permite que você mergulhe e aprecie a vida marinha.
Para isso, é disponibilizado um acessório com tubo que é ligado a uma máscara de mergulho, possibilitando que você veja tudo o que acontece embaixo das águas cristalinas enquanto respira perto da superfície.
Então, ao praticar mergulho com snorkel, você usa uma máscara que te deixa ver todo o fundo do mar e mantém esse aparelho na boca para conseguir respirar.
Aqui, infelizmente não é permitido mergulhar muito fundo, pois há o risco de entrar água nas extremidades do tubo.
– Jet Blade
O Jet Blade é para aqueles que adoram uma adrenalina no mar!
Com ele, um jato de água te eleva a vários metros acima da superfície do mar cristalino das Maldivas, em um voo emocionante que costuma durar até 15 minutos.
Na prática, esse equipamento é conectado a um jet ski para ter a energia que é preciso para impulsionar a água para baixo.
E assim você é jogado para cima, como se fosse um super-herói sobrevoando as águas deste paraíso.
– Wakeboard
O wakeboard é um dos esportes aquáticos nas Maldivas que é praticado com o auxílio de uma prancha tipo snowboard que é puxada por uma lancha ou sistema de cabos.
Ou seja, enquanto você fica de pé na prancha, é rebocado por um barco para aproveitar as águas das Maldivas, como se estivesse surfando, mas com uma ajuda extra e sem a necessidade de ondas para curtir.
Com o wakeboard você pode fazer manobras no ar, mas é recomendado que se comece aos poucos e, se possível, faça algumas algumas aulas para facilitar a realização desse esporte aquático nas Maldivas.
– Jet ski
O jet ski nada mais é do que uma moto aquática que pode ser pilotada sozinha ou com a família e amigos.
Existem dois tipos de jet ski oferecidos nas Maldivas: o para pilotar em pé e o para pilotar sentado.
O modelo em pé é para quem tem mais prática na pilotagem e permite que sejam feitas algumas manobras.
Já o modelo sentado é o que permite que sejam levadas mais pessoas (no máximo quatro) em um só jet ski.
– Kitesurf
O Kitesurf une um pouco de wakeboard, wakesurf, surfe e um voo no melhor estilo turista nas Maldivas.
E na região a melhor época para praticar esse esporte aquático é entre maio e outubro, pois os ventos do sudoeste ajudam a impulsionar o equipamento.
– Seabob
O seabobo se trata de uma scooter subaquática, mas não é qualquer uma. Ela é a mais rápida do mundo!
Toda a sua programação é feita com um computador de bordo com capacidade para funcionar em diferentes profundidades e velocidades.
Assim, com ela você pode pular as ondas das Maldivas e submergir para conhecer toda a rica vida marinha do local.
Como viajar para as Maldivas?
Agora que você já sabe tudo sobre os esportes aquáticos nas Maldivas, apostamos que a sua vontade de viajar para esse pequeno paraíso aumentou ainda mais, certo?
Bom, para saber como viajar para as Maldivas, é preciso ter em mente que a viagem é um pouco longa e pede por pelo menos uma escala.
Afinal, as ilhas Maldivas estão no Oceano Índico, no sul da Ásia e no sudoeste do Sri Lanka e somente o território indiano de Laquedivas faz fronteira com o arquipélago.
Sabendo disso, algumas das opções de conexão são:
– Dubai nos Emirados Árabes;
– Istambul na Turquia;
– Londres no Reino Unido;
– Doha no Qatar;
– Frankfurt na Alemanha.
Malé, a capital das Maldivas, é o lugar mais próximo das ilhas que esses voos irão te deixar. E de Malé só há um voo diário, que dura mais ou menos quatro horas.
Mas já em Malé a sua experiência começa a ficar encantadora, pois para chegar a sua hospedagem, você tem três opções aquáticas: uma lancha rápida, um hidroavião ou um voo doméstico + lancha rápida.
Confira os melhores pacotes de viagem para as suas férias nas Maldivas.
Conclusão
Com esse artigo a nossa missão era te apresentar aos esportes aquáticos nas Maldivas, pois esses são os principais passeios de aventura oferecidos aos turistas da região.
Isso porque as Maldivas é uma região cercada de água, afinal, se trata de um local com mais de 1.200 ilhas localizadas no Oceano Índico, com um mar cristalino incrível e uma rica vida marinha.
Sendo assim, destacamos ao longo deste artigo que os principais esportes aquáticos nas Maldivas são:
- surfe;
- mergulho;
- snorkel;
- jet blade;
- wakeboard;
- jet ski;
- kitesurf;
- seabob.
E aí, de todos esses que trouxemos, qual deles mais te deixou com vontade de ser praticado nas Maldivas?