Introdução
Você sabia que precisa passar por um treinamento de mergulho nas Maldivas para poder explorar a vida marinha de perto, no fundo do mar?
Esse treinamento é dado por uma organização internacional de treinamento de mergulho, a PADI (Professional Association of Diving Instructor).
Assim que você realiza o treinamento, ganha um certificado de mergulho autônomo e pode aproveitar ao máximo o fundo do mar cristalino das Maldivas.
Bora ficar por dentro de tudo sobre esse processo? Vem com a gente!
O que é PADI?
A PADI é uma certificadora de mergulho, responsável por elaborar e dar aulas e programas de treinamento de mergulho com instrutores.
A PADI significa Professional Association of Diving Instructors, que em tradução quer dizer Associação Profissional de Instrutores de Mergulho.
Embora existam muitas certificadoras de mergulho, ela é a maior e a que mais tem reconhecimento no mundo, presente em 186 países e com mais de 25 milhões de certificações de mergulho emitidas.
Como funcionam os treinamentos da PADI?
O treinamento de mergulho nas Maldivas da PADI funciona de forma divertida, agradável e, claro, segura.
A certificadora padronizou mundialmente os seus cursos, para que eles sejam dados igualmente em qualquer lugar do mundo.
Assim, o treinamento funciona com um instrutor ministrando as aulas, abordando teorias, exercícios e com um número exato de mergulhos por aula.
Para receber o certificado, o aluno precisa atender os requisitos de performance de cada habilidade de mergulho que são ensinados e ser aprovado em um questionário que avalia se os seus padrões foram cumpridos.
PADI nas Ilhas Maldivas
Através dos seus muitos centros de mergulho e mergulhadores profissionais certificados PADI, nas Ilhas Maldivas, é possível aprender tudo sobre este esporte fascinante, seja você iniciantes, com nível intermediário ou avançado, no caso de estar buscando uma especialização.
Até mesmo quem nunca fez um único mergulho na vida e tem interesse em aprender a mergulhar, as possibilidades que a Associação oferece são muitas. A regra também vale para aqueles que desejam ter apenas uma única experiência, o batismo, ainda que não prossigam com a prática.
Os que desejam ir mais longe e realizar além do mergulho de batismo podem fazer um curso de especialização com os profissionais da PADI nas Ilhas Maldivas e, assim, terem autorização para mergulhar de forma autônoma em qualquer parte do mundo.
Como é o treinamento de mergulho nas Maldivas?
Mesmo os que já possuem a certificação do curso de mergulho em alto mar, há inúmeras opções de curso disponíveis, bem como uma série de cursos voltados para a especialização.
Em todos os casos, tais cursos consistem do desenvolvimento de conhecimento para a compreensão dos princípios básicos do mergulho com cilindro, mergulho em local confinado para dominar as técnicas e mergulho em alto mar para revisar as habilidades e explorar.
O curso de mergulho com cilindro consiste em cinco mergulhos feitos ao longo de três dias e o curso de mergulhador em alto mar é composto de nove mergulhos e leva-se cinco dias para completá-lo.
Hoje em dia, com grande parte do aprendizado sendo feito à distância, é natural que a parte teórica de qualquer curso possa ser cumprida à distância, para que você possa chegar ao local, no caso, nas Ilhas Maldivas, e aproveitar o tempo que seria dedicado à teoria, curtindo as praiase as férias.
Em relação à educação continuada da PADI, os iniciados poderão encontrar nos centros de mergulho das Ilhas Maldivas opções como o PADI Advanced Open Water Diver Course (curso de mergulho avançado em alto mar), mergulho para resgate, Divemaster, Enriched Air Diver, Maldivian Shark & Ray Diver, Underwater Propulsion Vehicle (Scooter) Diver, mergulho voltado para naufrágios , etc.
– Quem pode fazer PADI nas Maldivas?
Para fazer o treinamento de mergulho nas Maldivas, é preciso, antes de tudo, ter mais de 10 anos de idade.
Além do mais, é necessário que você preencha um formulário informando suas condições médicas que podem causar problemas enquanto você mergulha.
Se nenhuma condição for relevante perante a avaliação, você pode fazer o treinamento de mergulho nas Maldivas.
Por fim, podem fazer o treinamento de mergulho nas Maldivas todas as pessoas que consigam cumprir os requisitos de desempenho físico que a PADI exige.
Esses requisitos são básicos e desenvolvidos ao longo das aulas.
E é bem comum que pessoas com amputações, paraplégicas e com outras limitações consigam a certificação da PADI após passar pelas aulas!
Por que fazer o treinamento de mergulho nas Maldivas?
Como você viu, a APADI tem um treinamento padrão, que é o mesmo para todos os lugares do mundo.
Então, você pode tirar o seu certificado em São Paulo que ele irá valer nas Maldivas, no Japão e até mesmo em Miami.
Portanto, o primeiro motivo para você fazer o treinamento de mergulho nas Maldivas é que você poderá nadar como autônomo em mais de 186 países!
E entre os lugares incríveis para nadar que estão na lista de países que aceitam o certificado de treinamento de mergulho da PADI, destacamos, é claro, as Maldivas e também a Grande Barreira de Corais da Austrália e Fernando de Noronha.
No mais, outro bom motivo para você fazer o treinamento de mergulho nas Maldivas é que você poderá mergulhar com mais autoconfiança e autonomia, sem precisar de um instrutor para se aventurar no fundo do mar.
Desta forma, você tem mais liberdade para explorar a rica vida marinha das Maldivas com as inúmeras opções de mergulhos que tem por lá, como com cilindro e com snorkel.
Conclusão
Como você viu ao longo deste artigo, é fundamental fazer o treinamento de mergulho nas Maldivas para poder se aventurar no fundo das águas cristalinas do Oceano Índico e conhecer de perto toda a vida marinha do arquipélago.
E o melhor de tudo é que assim que você fizer o treinamento, oferecido pela PADI, você terá um certificado que é válido em 186 países, além de ter mais autonomia e confiança em seu mergulho!