Ilhas Maldivas também são acessíveis para pessoas com deficiência
A indústria do turismo mundial vem se preparando nas últimas décadas para receber turistas de todas as partes do mundo. É fato que uma parte deste público em potencial é formado por pessoas que têm algum tipo de deficiência física; seja de nascença, adquirida ao longo da vida em função de algum acidente ou comorbidade ou, ainda, em função da idade. Neste sentido, as Ilhas Maldivas, país tropical composto de quase 1.200 ilhas espalhadas pela vastidão do belo e cinematográfico Oceano Índico, não são exceção.
Comecemos pela chegada ao Aeroporto Internacional de Malé, nas Ilhas Maldivas: no caso específico de cadeirantes, sabemos que os passageiros precisam subir e descer as escadas dos aviões, mas o que não falta é assistência para as pessoas que possuem problemas de mobilidade. De lá para o transfer (através dos tradicionais barcos maldívios, dhonis, lanchas rápidas ou hidroaviões), também é possível se encontrar soluções que facilitem o deslocamento destas pessoas.
Uma coisa é certa: uma parte dos resorts já está adaptada, equipada ou adequada para receber pessoas com deficiência que dependem de uma cadeira de rodas: guinchos, cadeiras para banho e até camas elétricas podem ser encontradas nestes hotéis.
Nas Ilhas Maldivas, vários resorts, bangalôs e vilas possuem condições de atender satisfatoriamente pessoas que dependem de recursos de acessibilidade. Como exemplo, podemos citar as rampas fixas ou aquelas que são providenciadas quando solicitadas por um cadeirante. Como tudo está praticamente no mesmo nível (há poucos degraus nas áreas dos resorts), a maioria dos acessos que possuem rampa são formados por pequenas inclinações.
Outro ponto importante é que as portas dos restaurantes nas Ilhas Maldivas normalmente são de correr e abertas lateralmente. No que depender dos nativos, eles farão o melhor para ajudar as pessoas com dificuldades de mobilidade a entrar ou sair destes locais.
Como uma parte dos acessos às praias são trilhas na areia, principalmente naqueles hotéis mais rústicos que se enquadram na categoria “eco-friendly”, o que não faltará é pessoal especializado para ajudar nos deslocamentos de pessoas com deficiência. Há inclusive resorts que possuem carrinhos adaptados para deslocamento sobre a areia e buggies. Converse com a nossa equipe e iremos procurar o hotel mais adequado para atender às suas necessidades.
É importante mencionar que várias das atividades nos resorts nas Ilhas Maldivas são potencialmente adequadas para hóspedes que necessitam de maior assistência em função de alguma demanda específica. Passeios para pescarias e excursões em geral podem ser facilmente incluídos no planejamento destas pessoas, desde que não seja para ilhas inabitadas e sem recursos, já que poderá haver dificuldades no desembarque e embarque destes passageiros.
Passeios em catamarãs e canoagem também são possíveis, principalmente se as pessoas já tiverem experiência com estas modalidades esportivas. Os que souberem nadar também podem usufruir da prática do snorkel. A International Association for Handicapped Divers (Associação Internacional para Mergulhadores com Deficiência Física) oferece consultoria e assistência para qualquer pessoa com deficiência física que deseje fazer mergulho com cilindro.
Se você possui alguma deficiência física ou quer viajar para as Ilhas Maldivas com alguém que possui, a seleção dos seguintes resorts listados abaixo poderá ajudar na escolha da melhor opção para você:
- Baros Maldives
- Kurumba Maldives
- Shangri-La’s Villingili Resort & Spa Maldives
- Conrad Maldives Rangali Island
- Dusit Thani Maldives
- Como Maalifushi
- Four Seasons Resort Maldives
- Cheval Blanc Randheli
- Nika Island Resort & Spa
- Cocoon Maldives
Converse com a nossa equipe e iremos disponibilizar o local mais adequado para a sua necessidade especial.