Saber o que não fazer nas Maldivas é extremamente importante principalmente por conta desse país ser de maioria muçulmana.
Isso significa que a religião determina muitas coisas em relação à cultura das Maldivas, como a proibição do uso do biquíni em praias e outros lugares públicos e até alguns itens que não devem ser carregados na mala.
Então, se você está pensando em passar as suas férias no local, nós te ajudamos com todas as dicas do que não fazer nas Maldivas, para que a sua experiência seja a melhor possível.
Siga a leitura conosco!
Saiba o que não fazer nas Maldivas!
Tão importante quanto saber o que fazer nas Maldivas, é saber o que não fazer nas Maldivas.
Isso porque, como falamos acima, essa região tem toda a sua cultura permeada pela religião muçulmana, logo, os seus costumes são bem diferentes dos nossos.
Então, abaixo separamos uma lista com 11 pontos sobre o que não fazer nas Maldivas. Acompanhe!
1. Não orçar o transporte para o resort
O transporte para o Resort deve ser incluído nas suas despesas de como chegar nas Maldivas, além das passagens de ida e volta de avião.
Atualmente, existemtrês modos de chegar ao seu Resort nas Maldivase todos eles são saindo de Malé, a capital das ilhas.
Esses modos são: lancha rápida, hidroavião e hidroavião + lancha rápida com desembarque em aeroporto doméstico.
2. Conhecer somente uma ilha
A maioria dos resorts das Maldivas está situado em uma ilha particular, o que faz com que muitos turistas viagem para o local e conheçam apenas uma ilha do arquipélago.
Porém, as Maldivas tem pelo menos 1.192 ilhas, sendo que 203 delas são habitadas, ou seja, podem ser visitadas por turistas.
Então a nossa dica é que você busque por passeios de pelo menos um dia em outras ilhas, para conhecer além do espaço em que você está hospedado.
3. Carregar itens proibidos na mala
Maldivas é um país muçulmano conservador, o que faz com que vários itens sejam proibidos de entrar no país por serem considerados uma ameaça ou afronta a sua cultura e costumes.
Alguns desses itens são:
- quaisquer textos religiosos além do Alcorão (incluindo a Bíblia, Gita, etc);
- álcool (mesmo que não haja imposto aplicado a ele em lojas);
- carne de porco ou quaisquer outros produtos relacionados à carne de porco;
- produtos de tabaco.
Ressaltamos que o álcool pode ser consumido nas Maldivas, porém somente dentro dos resorts.
4. Não usar filtro solar
Por ficarem próximas da Ilha do Equador, as Ilhas Maldivas são um lugar quente ensolarado durante todo o ano, com temperaturas que vão de 25ºC a 32ºC.
Deste modo, o filtro solar é uma exigência para curtir as Ilhas Maldivas respeitando e cuidando da sua pele.
Afinal de contas, você com certeza irá querer garantir o melhor bronzeado para as suas fotos, certo? Então nada de esquecer o filtro e ficar com queimaduras!
5. Jogar lixo nas praias
Jogar lixo nas praias é uma prática errada em qualquer lugar do mundo, mas nas Maldivas as consequências são ainda mais graves.
Isso porque se a degradação ambiental do local seguir nesse ritmo atual, até 2100, as Ilhas Maldivas Irão sumir do mapa, por conta do aquecimento global que levará o nível dos oceanos a subirem aproximadamente 1,1 metro nas próximas oito décadas, levando o arquipélago a ficar submerso, segundo Fórum Econômico Mundial.
6. Desrespeitar a cultura local
Como já reforçamos algumas vezes ao longo deste artigo sobre o que não fazer nas Maldivas, esse país é de maioria islâmica, portanto, em sua cultura, a sexta-feira é um dia sagrado para todos os muçulmanos, sendo considerado um dia de folga.
Assim, alguns parques públicos não funcionam neste dia e você precisa optar por outras maneiras de se locomover, como um transfer privado, caso deseje ir para outras ilhas ou Malé.
Além do mais, é fundamental conhecer a cultura local para não desrespeitá-la e, quanto a esse ponto, destacamos principalmente o Ramadã.
O Ramadã se trata do período de jejum obrigatório muçulmano, o que pode fazer com que alguns restaurantes fecham durante o dia e abram novamente após o pôr do sol.
As datas do ramadã variam de acordo com o calendário islâmico, portanto, elas não são fixas e mudam anualmente.
Além do jejum, nessa data os moradores das Ilhas Maldivas também meditam e fazem celebrações, reunidos em mesquitas, para ler o Alcorão.
7. Não contratar um seguro de viagem
Contratar um seguro de viagem é importante porque você evita gastar com despesas que não planejou, como com médicos, que em outros lugares geralmente são mais caros.
8. Usar biquíni em locais públicos
Essa é uma das regras sobre o que não fazer nas Maldivas que você deve prestar muita atenção!
Por ser um país muçulmano, é aconselhado que mulheres evitem os biquínis ou roupas que mostrem muito do corpo em lugares públicos.
Nas Maldivas, vestir esse tipo de roupa é considerado desrespeito aos costumes e à cultura local.
Porém, assim como o consumo de álcool, os biquínis são permitidos dentro de ilhas de resorts e praias privadas.
9. Alimentar os peixes
A vida marinha é muito importante e respeitada nas Ilhas Maldivas, portanto, alimentar peixes, tartarugas, tubarões e qualquer outro ser vivo do fundo do mar faz parte da lista de coisas de O que não fazer nas Maldivas.
E aqui, novamente reforçamos a importância de não jogar lixo tanto nas praias, quanto no mar!
10. Não planejar sua viagem
Para que você aproveite ao máximo os seus dias nas Maldivas, é importante que você planeje um roteirocom coisas que gostaria de fazer no arquipélago.
Por lá, as principais atrações turísticas envolvem esportes aquáticos, como Surf, mergulhos e passeios de barco.
11. Não mostre afeto nas ruas
Como você viu até agora na nossa lista de o que não fazer nas Maldivas, o lugar é bastante conservador, deste modo, demonstrações públicas de afeto também não são bem-vindas.
Na cultura das Maldivas, essas demonstrações atraem olhares desagradáveis, além de alguns atos, como beijos em público, serem proibidos.
Então, se você está indo para as Maldivas para se casarou passar a lua de mel, fique atento a esse ponto!
Confira a lista dos melhores resorts para a sua viagem para as Ilhas Maldivas.
Conclusão
Com esse artigo, a nossa missão era explicar a você o que não fazer nas Maldivas, pois o lugar é um país muçulmano, logo, sua cultura e costumes são completamente conservadores e tem algumas regras severas que precisam ser seguidas.
Então, se você está planejando uma viagem para as Maldivas, salve esse post para não cometer nenhum erro enquanto estiver no local.