Top

Gastronomia das Maldivas: comidas que agradam todos os paladares

culinária ilhas maldivas

culinária ilhas maldivas

A gastronomia nas Maldivas é repleta de pratos feitos à base de peixes, frutos-do-mar, coco, frutas tropicais e alimentos ricos em amidos.

A culinária desse pequeno paraíso leva o nome de Dhivehi Cuisine e o seu prato principal se chama “riha”. Quer saber quais são os ingredientes e o sabor desse prato? 

Então, siga a leitura conosco, que ao longo deste artigo, damos a você mais detalhes sobre ele e a gastronomia das Maldivas de maneira geral!

Como é a gastronomia das Maldivas?

A primeira coisa que devemos levar em consideração é que estamos nos referindo a um país cuja área é composta de 99% de água e o restante de terra, distribuído em forma de atóis, que incluem quase 1.200 pequenas ilhas tropicais cercadas de água morna e cristalina e mais de 130 resorts de luxo!

Assim, a primeira dedução é óbvia: a gastronomia das Maldivas e os pratos locais são predominantemente à base de peixes (com destaque para o atum), frutos-do-mar, coco, frutas tropicais e diversos alimentos ricos em amido. 

Esta regra aplica-se aos restaurantes simples das ilhas públicas (onde é possível comer de tudo por um valor fixo) e aos próprios hotéis de luxo, que também incluem nos seus cardápios o que de melhor existe na gastronomia internacional. 

Isto significa que é possível comer de tudo nas Ilhas Maldivas; seja o que é produzido no local ou os alimentos importados dos países vizinhos: Índia, Indonésia e Sri Lanka. A comida possui ainda influência dos países árabes e orientais.

Conheça mais sobre a Dhivehi Cuisine

A cozinha das Ilhas Maldivas é conhecida como Dhivehi cuisine e um dos seus destaques fica por conta do caril de peixe acompanhado com legumes, também chamado “riha”, um dos pratos mais tradicionais do país.

Quem é chegado num prato mais apimentado, vai se apaixonar pela comida por sua diversidade de sabores. Os curries (influência indiana) estão sempre presentes nos pratos servidos com arroz. 

Turistas brasileiros, em geral, não terão qualquer dificuldade em se adaptar à culinária local. A abundância de pratos disponíveis nos buffets dos restaurantes dos resorts, em sua maioria temáticos, oferece muito além da variedade local: carnes grelhadas, massas, batatas fritas, nuggets e até sanduíches também são servidos ao lado das especiarias maldívias.

Uma boa parte dos resorts inclui a alimentação em seus pacotes, oferecendo café da manhã, almoço ou jantar (ou os dois). 

Casais acompanhados de crianças pequenas também não encontrarão qualquer dificuldade em encontrar sopas e papinhas, além de frutas, em todos os hotéis e restaurantes das Ilhas Maldivas.

E por falar em restaurantes, já ouviu falar nos que são submersos? Conheça mais sobre eles neste artigo.

O consumo de carne e bebidas alcoólicas nas Maldivas

Uma restrição seguida à risca em função da lei muçulmana é a proibição do consumo de carne de porco e bebidas alcoólicas em qualquer local público do país. Entretanto, estes alimentos podem ser pedidos e consumidos dentro dos resorts e ilhas privadas.

Como é um café da manhã típico nas Maldivas?

No que diz respeito ao café da manhã, a gastronomia das Maldivas oferece aos turistas um prato principal composto de uma massa que se assemelha às tortillas mexicanas, com um recheio feito de uma mistura de peixe desfiado, cebola, tomate e coco.

E há também inúmeras opções de doces e sobremesas nessa refeição, que costumam surpreender os turistas.

Seleção de especiarias locais

Se você tiver a oportunidade, não deixe de experimentar a seguinte seleção de especiarias locais que o nosso portal separou especialmente para você:

Garudhiya: caldo de peixe servido com arroz, limão, pimenta e cebola

Mas Huni: peixe defumado picado com coco e cebola ralada. Acredite se quiser, este é um prato muito comum no café da manhã das Ilhas Maldivas!

Fihunu Mas: peixe defumado na grelha untado com pimenta.

Abaixo alguns dos lanches mais comuns nas ilhas, também chamados de Hedhikaa:

Bajiya: uma espécie de torta recheada com peixe, coco e cebola

Gulha: bolinhos de massa folhada recheados de peixe defumado

keemia: bolinhos de peixe fritos

Kulhi Boakiba: torta de peixe com pimenta

Masroshi: Mas Huni enrolado em pão Roshi levado ao forno

Thelui Mas: peixe frito preparado com pimenta e alho

Principais pratos típicos das Maldivas

Na gastronomia das Maldivas, um dos pratos mais populares é o Garudhiya Baiy. Ele costuma ser servido em uma tigela de sopa e contém arroz branco, atum, cebola, limão, pimenta, pasta de pimentão e peixe grelhado.

Outro prato típico da gastronomia das Maldivas é o Kulhimas, um dos favoritos dos nativos da região para o café da manhã, com peixe acompanhado de pão ou arroz.

E por falar em café da manhã, há também o Mas huni, um prato popular para essa refeição, que oferece uma salada de atum defumado e coco, servido em pão sírio. A combinação tem um sabor fresco e, ao mesmo tempo, picante.

Um prato que segue esse mesmo sabor fresco e picante é o Boshi mashuni (banana flower salad), que une uma mistura de coco fresco e bananas trituradas e crocantes com folhas de curry, açafrão, cominho, limão e pimenta.

No mais, destacamos o prato Tharukaaree Riha, composto por um curry de vegetais, sendo uma ótima pedida para veganos e vegetarianos, com inspiração na gastronomia da Índia e do Sri Lanka.

No Tharukaaree Riha você se delicia com os sabores da união de batata-doce, cenoura, abóbora e feijão.

Conclusão 

Ao longo deste artigo, a nossa missão era apresentar a você a gastronomia das Maldivas.

Deste modo, destacamos que por lá predominam os pratos com peixes, frutos-do-mar, coco, frutas tropicais e alimentos ricos em amido.

Explicamos também que a cozinha da região se chama Dhivehi Cuisine e o “riha” é o seu prato destaque, composto por um caril de peixe acompanhado com legumes.

Esclarecemos que o curry é um tempero muito comum de ser usado por lá, sempre presente em pratos servidos com arroz, o que leva um sabor apimentado às comidas. 

No mais, a alimentação de restaurantes de resorts costumam oferecer muita variedade além da culinária local, com opções de carnes grelhadas, massas, batatas fritas, nuggets e até sanduíches.