Ter em mãos um roteiro das Ilhas Maldivas é a certeza de que os seus dias por esse paraíso serão aproveitados ao máximo.
E para te ajudar nessa missão, preparamos esse artigo com dicas de passeios, atrações e hospedagens, com base nos principais atóis da ilha.
Vem conferir!
Roteiro das Ilhas Maldivas: as melhores dicas para a sua viagem
Para ajudar você a criar o seu roteiro das Ilhas Maldivas, separamos na sequência algumas indicações de passeios, atrações e hospedagens dos seis principais atóis da região e de Malé, capital das Maldivas. Acompanhe!
– 1º Dia: Atol de Malé
O Atol de Malé é considerado o lugar que mais carrega a essência das Maldivas, justamente por isso é um dos mais procurados.
Por lá, o turismo é a sua maior fonte econômica, logo, as opções de passeios e hospedagens são inúmeras.
Entre os passeios, podemos citar o famoso tour de barco para mergulho e snorkel, em que além da diversão, a alimentação e fotos estão inclusas nos pacotes.
Entre as hospedagens do local, destacamos o Hideaway Beach Resort and Spa, repleto de paisagens naturais e espaços privativos, oferecendo aos hóspedes villas exclusivas e um serviço com mordomo personalizado.
Há também o Malahini Kuda Bandos Resort, com opções de quartos com vista para a praia, quartos jardins e quartos de luxo, com acomodações com banheira de hidromassagem, restaurante e até equipamentos de esporte aquático disponíveis para você usar.
No mais, o atol de Malé é divido na Norte e Sul, sendo que as principais ilhas de Malé do Norte são:
- Dhiffushi
- Himmafushi
- Hulhumalé
- Huraa
- Macho
- Thulusdhoo
- Villingili
O atol de Malé do sul tem como principais ilhas:
- Gulhi
- Guraidhoo
- Maafushi
– 2º Dia: Atol de Baa
O atol de Baa se destaca no roteiro das Ilhas Maldivas por ser o melhor lugar da região para nadar com aglomerações de arraia manta, sendo a Baía de Hanifaru o local ideal para esse encontro.
Ao realizar essa aventura nas águas, aproveite a típica beleza natural das Maldivas neste espaço, com um dia incrível tomando sol na praia.
Caso você queira se hospedar do atol de Baa, nós recomendamos o Vakkaru Maldives Resort, que fica dentro das águas cristalinas da Reserva da Biosfera da UNESCO.
Nesta acomodação, com vista de tirar o folêgo para as águas das Maldivas, você se sentirá abraçado pela natureza.
Uma segunda opção de hospedagem é o Soneva Fushi, localizado na ilha de Kunfunadhoo.
Essa hospedagem tem um ambiente completamente focado na sustentabilidade e em oferecer aos hóspedes o máximo de contato com a natureza. O resultado é uma vibe relax.
Nele, os colaboradores não usam sapatos ou chinelos e você pode se sentir à vontade para fazer o mesmo, até mesmo quando for jantar no restaurante do local.
– 3º Dia: Atol Noonu
O Atol Noonu é formado por 71 ilhas, porém somente 13 delas são habitadas.
A principal ilha dessa região é a Manadhoo, a capital, mas nós indicamos que você aposte em um passeio na ilha de Landhoo, ao leste do atol.
Isso porque Landhoo é um ótimo ponto histórico, responsável por abrigar os restos de uma hawita, ou seja, um antigo túmulo artificial, criado pelo povo redin, que acredita-se terem sido os fundadores das Maldivas.
Interessante, não é mesmo?
Além do mais, o atol de Noonu conta com a ilha de Maafaru, perfeita para pesca, e a ilha de Kendhikulhudhoo, repleta de atividades comerciais para você explorar em suas férias.
No mais, esse atol, assim como quase todos das Maldivas, é repleto de lagunas azul-turquesa e recife de corais, um presente da natureza aos seus olhos!
– 4º Dia: Atol de Addu
Indo mais ao sul com o seu roteiro das ilhas Maldivas, você encontra o Atol de Seenu, com diversas ilhas habitadas e desabitadas, como a ilha de Gan, onde fica localizado o Aeroporto Internacional de Gan.
Além disso, o atol de Addu é onde temos a Addu City, a segunda maior cidade do país, preenchida pelas ilhas de Hulhudhoo, Meedhoo, Maradhoo, Feydhoo, Hithadhoo e Gan.
Neste espaço, você pode se aventurar em um passeio de barco de cruzeiro de luxo, que visita alguns dos recifes mais remotos e possibilita que você explore lugares que estão distantes dos resorts das Maldivas.
Você também pode praticar esportes aquáticos em Addu, como remo, caiaque, jet-ski, kitesurf, esqui aquático, windsurf, parapente, wakeboarding e muito mais.
Para se hospedar, a nossa indicação é o Riu Palace Maldivas, localizado na ilha privada de Kedhigandu, com serviço all inclusive 24h, Wi-Fi grátis e inúmeras opções para os hóspedes se entreterem e relaxarem.
Você também pode optar por passar alguns dias no luxuoso Niyama Private Islands Maldives, que oferece spa 24h, casa noturna subaquática, serviço de mordomo e Wi-Fi em todas as partes do resort.
– 5º Dia: Atol de Ari
Considerado um dos maiores atóis naturais das Maldivas, o Atol de Ari fica no oeste do arquipélago.
Composto por 105 ilhas, caso ele entre em seu roteiro das Ilhas Maldivas, as sugestões do que fazer por lá não irão faltar.
Você pode explorar os bancos de areia do lugar, fazer passeios de barco, visitar a Árvore Grande Baniana e o Thun’di, além de se aventurar nos passeios a Maafushivaru Island Beach e na Praia de Digura.
Para se hospedar no atol de Ari, a nossa indicação é o Vilamendhoo Island Resort & Spa, que oferece aos hóspedes o conceito de One Island, One Resort.
Esse resort é cercado por um recife que fica a poucos passos da extensa praia de areia e tem um leque de opções de serviços adicionais, além de uma incrível área de lazer para adultos e crianças, ideal para quem está viajando com a família para as Maldivas.
– 6º Dia: Atol de Kaafu
O Atol de Kaafu é o responsável por abrigar a capital Malé e é onde todos os voos internacionais aterrissam todos os dias.
Com 107 ilhas em suas terras, ele é considerado o principal atol do local, o que também o torna muito procurado pelos turistas, então, bora incluir ele no seu roteiro das ilhas Maldivas?
Por ele, você pode aproveitar o seu dia na Praia de Gili Lankanfushi e se aventurar entre alguns monumentos famosos, como Centro Islâmico das Maldivas.
Além do mais, para os casais que estão em lua de mel, esse é o atol mais indicado para passarem os seus dias de comemoração após o casamento.
As aventuras mais comuns dessa região são os esportes náuticos, como o windsurf e o surf, além dos passeios às ilhas desabitadas e paradisíacas presentes no local.
– 7° Dia: Capital Malé
Por fim, fechamos as nossas dicas de roteiro das Ilhas Maldivas com a Capital Malé.
Diferente de todo o resto das Maldivas, Malé é um lugar com vida urbana, mesmo tendo uma praia artificial perfeita, com água doce, areia branca e restaurantes e cafés por perto.
Malé também permite que você visite o novo centro urbano de Hulhumale, com balsas que a cada 20 minutos te levam a esse lugar encantador.
No mais, é preciso ter em mente que Malé é uma região pequena, como a maioria dos lugares das Maldivas, e mal tem carros circulando pelas ruas.
Mas isso não a torna menos charmosa!
O seu principal ponto de visita é permitir que turistas conheçam mais sobre a história do país.
Para isso, você pode visitar lugares como:
- Museu Nacional;
- Sultan Park;
- Mercado Local.
Para mais dicas do que fazer em Malé, você pode ler o nosso artigo completo sobre o tema, basta clicar aqui.
Monte o seu roteiro das Ilhas Maldivas com quem mais entende sobre o lugar. Conte conosco!
Conclusão
Com esse artigo, a nossa missão era ajudar você com um roteiro das Ilhas Maldivas.
Para isso, preparamos um esquema de viagem de sete dias, com seis sugestões de atóis para visitar e a Capital Malé.
Para cada atol, demos dicas de passeios, praias, aventuras e hospedagens.
E se você quiser começar a realizar agora mesmo esse grande sonho de viagem a esse pequeno paraíso, conte com a gente!