Se em sua viagem de férias para as Maldivas você está pensando em dar um pulinho na capital do arquipélago, aqui nós te damos algumas dicas de o que fazer em Malé.
Já adiantamos que a capital se diferencia das Maldivas por ter escritórios, diversas lojas, prédios e mesquitas.
Ela é o local ideal para quem quer se aprofundar na história e cultura do país e também é a ponte para você se locomover entre outras ilhas das Maldivas.
Vem com a gente que ao longo do artigo te damos várias dicas de o que fazer em Malé!
Malé, a capital das Maldivas
Mesmo Malé sendo maior que as Maldivas, ela ainda é um local pequeno e que permite que você a explore caminhando.
Principalmente porque os seus pontos turísticos, que ficam na costa norte, são próximos um do outro, logo não exigem muita locomoção.
Antes de ir para esse cantinho, é preciso ter em mente que Malé tem uma vida urbana, diferente das Maldivas, embora também tenha uma praia artificial que não deixa nada a desejar.
Essa praia é um pequeno paraíso no meio da capital, com água doce e areia branquinha, com cafés e restaurantes ao seu redor.
No mais, você também pode aproveitar a passagem a Malé para visitar o novo centro urbano de Hulhumale, com balsas que te levam até esse espaço a cada 20 minutos.
Por que visitar Malé?
Como já adiantamos acima, Malé é uma região pequena, que mal tem carros circulando ao redor, porém, ela é encantadora para quem quer conhecer a cultura e história do país.
Todos que vão viajar para as Maldivas param em Malé, situada no Atol Kaafu, pois é neste local que temos o aeroporto que os turistas desembarcam, ou seja, na ilha Hulhumale.
Antes de entrarmos nas dicas de o que fazer em Malé, esclarecemos que ela é a responsável por abrigar o centro político e comercial do arquipélago, com cerca de 100 mil habitantes e pouquíssimos quilômetros quadrados de extensão.
No total, a capital das Maldivas tem seis bairros para você explorar durante a viagem e, para chegar ao seu centro, é preciso tomar um barco que em cinco minutos faz a sua travessia de um bairro para o outro.
Como visitar Malé?
Muitos turistas acham que o aeroporto das Maldivas fica realmente nas Maldivas, porém esclarecemos que ele fica numa ilha chamada Hulhumale, tão próxima de Malé, que podemos considerar ser praticamente na capital.
Então, se você está nas Maldivas e quer visitar Malé, terá que pegar um ferry, lancha, ônibus ou carro para chegar até essa região.
Chegando lá, você irá começar a sua imersão na cultura e história das ilhas das Maldivas!
Nossa dica é que você tire pelo menos dois dias para ficar nesse espaço e só estenda a sua hospedagem caso queira passear pelas ilhas vizinhas de Malé.
O que fazer em Malé?
Agora que você já sabe porque deve visitar Malé e como fazer para chegar até a região, é hora de conhecer o que fazer em Malé! Confira as nossas sugestões abaixo!
– Grand Friday Mosque
O Grand Friday Mosque é a nossa primeira dica sobre o que fazer em Malé. Trata-se de uma belíssima mesquita moderna, considerada um símbolo da cidade.
Ela foi inaugurada em 1984 e foi levantada com a ajuda dos Estados do Golfo, Paquistão, Brunei e Malásia.
Em sua estrutura, há uma sala de oração principal capaz de acomodar até 5.000 fiéis, além de ter painéis laterais e portas de madeira esculpidos, tapetes e lustres impressionantes.
Se interessou? O horário de visitação da Grand Friday Mosque é das 09h às 17h e, nos horários de oração, ela fecha para todos os não-muçulmanos por 15 minutos antes das preces começarem e na hora seguinte.
A nossa dica é que você faça a visitação entre 14h e 15h e, caso você queira se vestir adequadamente antes de entrar, um dos membros da equipe te ajuda nessa missão.
Para ter noção da vestimenta, saiba que os homens devem usar calças compridas e as mulheres uma saia ou vestido longo.
– Sultan Park
A segunda dica de o que fazer em Malé é visitar o Sultan Park, um parque tranquilo e impressionante na região.
Como nós falamos, as atrações turísticas de Malé ficam bem próximas uma das outras, e com o Sultan Park não é diferente, afinal, ele fica pertinho do aeroporto.
Nele, você pode caminhar, relaxar a mente, fazer um piquenique, ler um bom livro e, após passar algum tempo lá, tem a chance de comer em um restaurante que fica do ladinho do parque.
– Mercado Local
O mercado local vende frutas e outras comidas típicas do país, com grande destaque para os frutos-do-mar, que são variados e preciosos por lá, como os atuns que chegam a ter 40 quilos e são geralmente exportados.
Não é à toa que a vida marinha é uma das principais atrações das Maldivas, com espécies surpreendentes, como o tubarão-baleia, que está em perigo de extinção, e os tubarões galha preta e galha branca.
– Museu Nacional
O Museu Nacional foi inaugurado em 19 de novembro de 1952, data do dia nacional das Maldivas.
A sua criação, de autoria de Mohamed Amin Didi, o primeiro-ministro do país na época, tinha como foco despertar o sentimento patriota nos moradores e preservar a história da região.
Assim, ele tem três andares e se trata da única parte do palácio do sultão que ainda existe nas Maldivas.
Neste Museu, estão expostos coleções e artefatos no período pré-islâmico das Maldivas, além de fotos de personagens importantes da história do local e alguns acessórios que eram usados pelos reis e rainhas maldivos.
Um fato curioso de saber antes de visitar o Museu Nacional é que em 2012, ele foi invadido por extremistas religiosos, em protestos contra o ex-presidente Nasheed.
Na invasão, os extremistas levaram diversos itens preciosos e mais de 30 esculturas budistas antigas foram destruídas.
– Mesquita de Hukuru Miskiiy
Para fechar nossas sugestões de o que fazer em Malé, indicamos a visita à Mesquita de Hukuru Miskiiy.
Ela foi levantada em 1656, no reinado do sultão Ibrahim Iskandar I e se trata de uma das mesquitas mais antigas da cidade.
A base para a sua construção são os pedregulhos de coral, possíveis de serem encontrados em todo o arquipélago.
Justamente por isso a Mesquita de Hukuru Miskiiy está na lista provisória de Patrimônio Mundial da UNESCO, como um exemplo de arquitetura que leva materiais marinhos.
Confira as opções de hospedagem em Atol de Malé.
Conclusão
Neste artigo, a nossa missão era te apresentar algumas dicas de o que fazer em Malé, caso você vá para as Ilhas Maldivas e decida visitar a capital do local!
As nossas indicações vão desde atrações turísticas como o Sultan Park, um parque encantador e tranquilo, até o Mercado Local de Malé, que é mais agitado e vende diversas comidas e frutas típicas do país.