Seja para fazer uma viagem em família, para aproveitar a sua lua de mel ou para se aventurar em esportes aquáticos, sem sombra de dúvidas você encontrará uma ilha das Maldivas para a sua meta de viagem.
Afinal de contas, o arquipélago tem mais de 1.200 ilhas, sendo que 200 delas são habitadas, abrindo um diverso leque de opções para os turistas aproveitarem cada segundo desse destino de tirar o fôlego.
E para te ajudar a escolher uma das ilhas das Maldivas para se hospedar e explorar, preparamos esse artigo com as sete melhores delas e algumas curiosidades sobre cada local.
Siga a leitura!
7 melhores ilhas das Maldivas
As Maldivas são um pequeno paraíso na terra, com inúmeras ilhas espalhadas pelo Oceano Índico, todas com areia branca, palmeiras, clima quente e hotéis aconchegantes.
Abaixo, conheça as sete melhores ilhas do arquipélago!
– 1. Maafushi
No topo das melhores ilhas das Maldivas, temos a Maafushi, localizada no Atol de Kaafu.
A Maafushi é considerada a porta de entrada para outras pequenas ilhas que estão ao seu redor e fica perto do principal aeroporto das Maldivas, em Malé, levando apenas 30 minutos de deslocamento até chegar em seu resort.
Uma das principais características dessa ilha é que ela é mais barata do que as outras, pois o seu turismo é mais desenvolvido que as demais.
No mais, em seus dias de Maafushi você pode se aventurar em passeios de lanchas e também mergulhar com tubarões.
Por lá, esse mergulho ocorre com os tubarões lixa (nurse sharks), permitindo que você tenha tempo livre e ilimitado para ficar no mergulho, com suporte de profissional durante esse passeio, que além de te ajudar, irá tirar belas fotos suas!
– 2. Velassaru
Outra ilha das Maldivas que merece destaque é a Velassaru, situada no Atol de Malé do Sul, a 25 minutos de lancha do Aeroporto Internacional de Malé.
Ela é marcada por suas variadas vilas, com bangalôs de praia que oferecem aos hóspedes piscinas privativas e diversos restaurantes.
E a paisagem de Velassaru é típica do que se imagina das Maldivas, com praias com areia branca e fofa, palmeiras por todos os lados e flores encantadoras, além da água azul cristalina.
Além disso, essa ilha das Maldivas se destaca por ter diversas opções para famílias, com serviços de babysitting e restaurantes com opções de menu infantil.
– 3. Fulidhoo
Situada no Atol de Vaavu, a ilha Fulidhoo é um dos cantinhos de tirar o fôlego nas Maldivas.
Não é à toa que nos últimos anos o fluxo de turistas nessa ilha aumentou significativamente, mas há algo além da beleza de Fulidhoo que atrai quem vem de fora.
E são os preços, também mais baixos, que encantam e atraem os turistas que querem aproveitar alguns dias nas águas azul turquesa e conhecer uma vida rica marinha sem gastar muito.
No mais, uma característica marcante de Fulidhoo é que neste cantinho é possível conhecer melhor a cultura das Maldivas, principalmente nos eventos “Langiri”, que são marcantes nessa região e se tratam de uma dança típica com tambores e pandeiros.
– 4. Dhigurah
Localizada no Atol de Ari, a ilha Dhigurah é uma das mais compridas das Maldivas, com 4km, e fica a 120km do Aeroporto de Malé, a capital das Maldivas.
Esta é uma das ilhas das Maldivas que é habitada, com cerca de 640 pessoas morando por lá.
Dhigurah também é marcada por ser uma das ilhas das Maldivas queridinha dos mergulhadores, pois a vida marinha da região é encantadora e permite que se avistem arraias mantas e tubarões baleias durante o todo o ano.
E nós destacamos essa informação sobre nadar com tubarões baleias, pois ele é um dos maiores peixes do mundo e encontrá-lo para viver essa experiência é algo raro.
Isso porque a sua espécie está presente em poucos lugares do mundo, sendo a maioria dos locais sazonais. E Dhigurah tem a sorte de tê-los vivendo por lá!
Além do mais, Dhigurah tem um dos bancos de areia mais bonitos do mundo. E a melhor parte é que ele é público!
Ou seja, você não precisa pagar nada para ter acesso a esse banco de areia e pode ir para lá caminhando pela praia.
– 5. Thulusdhoo
A ilha de Thulusdhoo fica no Atol de Kaafu e é uma das favoritas dos turistas, por conta de suas ondas longas e bem formadas.
E justamente por isso existem algumas opções de tours que levam turistas para conhecer os pontos de ondas mais famosos, como a Jailbreak, uma onda direita longa e grande, as Ninjas, ou seja, ondas pequenas e longas, e as Chickens, ondas esquerda tubular, geralmente bem longas.
Uma outra curiosidade sobre a ilha Thulusdhoo é que por lá ela é chamada de ilha da Coca-Cola, pois a região é sede da única fábrica de refrigerante no mundo que é feita com água dessalinizada. Bacana, não é?
No mais, é importante saber que neste cantinho das Maldivas, o foco são em acomodações menos luxuosas e para os turistas que preferem momentos na natureza.
Se interessou? Para chegar até lá do Aeroporto de Malé, você tem três opções: o ferry público, o speedboat e o transfer privado.
– 6. Himmafushi
Também localizada no Atol de Kaafu, a Himmafushi é outra das ilhas da Maldivas conhecida pela prática de surf.
Próxima a Malé, a cerca de apenas 17 quilômetros ao norte da capital, Himmafushi costuma atrair surfistas de todo o mundo na alta temporada do local.
Seu principal ponto de surf é o Jail’s Break, cercado de outros pontos, como o Sultan’s e Honky’s.
Mas não é só o surf que destaca esse cantinho. Himmafushi também é um ótimo local para fazer compras, com pequenas lojas locais que oferecem belos produtos artesanais para levar de lembrança.
Outro destaque desta ilha é ter uma praia em que é possível usar biquinis.
– 7. Hulhumale
Finalizando a lista de melhores ilhas da Maldivas para conhecer, apresentamos a ilha de Hulhumale.
Uma característica marcante dessa ilha é que ela tem ruas amplas e uma ótima aparência, considerada até mais bem cuidada do que a capital das Maldivas, Malé.
Caminhando por ela, você tem a sua disposição táxis, ônibus e barcos públicos que ajudam em sua locomoção.
Há também diversas opções de acomodações em Hulhumale, localizada no Atol de Kaafu.
Conclusão
Como você viu, opções de ilhas das Maldivas para você se hospedar é o que não faltam.
Nesse pequeno paraíso, cada ilha tem características próprias que as destacam, como Himmafushi que é marcada pelo surf e Dhigurah que permite mergulhos com um dos maiores peixes do mundo.
Agora é com você! Basta ver qual das ilhas e atóis mais combina com sua personalidade e expectativas para essa viagem e embarcar nela!